Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Timeline da Cortiça

Retirada a cada nove anos, sem que nenhuma árvore seja cortada durante este processo, a cortiça dá origem a uma infinidade de produtos, desde os tradicionais, aos mais inovadores e inesperados.

Apresentamos abaixo alguns marcos da cortiça organizados de forma cronológica.

2020

Vitra Design Museum

A Corticeira Amorim junta-se ao Vitra Design Museum (VDM), um dos mais importantes museus de design do mundo, na Alemanha. 3200 blocos de aglomerado de cortiça produzidos nas instalações da Amorim Cork Composites são utilizados na exposição Home Stories: 100 Years, 20 Visionary Interiors. Os milhares de blocos permitiram criar estruturas artísticas que envolvem cerca de 1/3 de toda a mostra.

Serpentine Summer Pavilion

A cortiça será um dos principais materiais utilizados na construção do Serpentine Summer Pavilion 2020, uma das mais importantes exposições de design e arquitetura mundiais. Realizada anualmente em Kensington Gardens, Londres, a exibição contará, então, com cerca de 200m2 daquela matéria-prima fornecidos pela Corticeira Amorim que, em conjunto com outros elementos amigos do ambiente, permitirá corporizar o projeto do trio de arquitetas sul-africanas Counterspace. Recorde-se que esta é a segunda vez que a empresa portuguesa aparece associada à iniciativa depois de uma primeira cooperação em 2012.

2019

Inovação TOP Series

A Amorim Top Series investe em rolhas com cápsula de madeira reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade.

No mesmo ano lança também as rolhas sensoriais: sense tops, ambiance and evolutive. Uma gama de produtos que oferece possibilidades até agora inimagináveis para criar um vínculo sensorial mais forte com os clientes.

O Sense Tops oferece aos clientes uma experiência aromática sem precedentes antes mesmo de abrir a garrafa. Por sua vez, a nova série Ambiance incorpora a elegante tecnologia LED na tampa. A série Evolutive é uma rolha sensível ao calor que oferece várias soluções, por exemplo, pode indicar quando o álcool atingiu a temperatura ideal a ser consumida."

Projeto City Cortex

Lançamento do projeto City Cortex, um novo programa de investigação que ambiciona explorar a ligação entre a cortiça e o contexto urbano atual. Promovido pela Corticeira Amorim, tem a curadoria da experimenta design, envolvendo alguns dos arquitetos e designers mais talentosos do mundo. A Amorim Cork Composites providencia todo o apoio técnico e material necessário para o desenvolvimento dos projetos a implementar em Nova Iorque em 2020.

Projeto da Venda Nova

Instalação do projeto da Venda Nova: 251 hectares de sobreiros com irrigação.

2018

Amorim Wise

Nasce a marca de revestimentos Amorim Wise, da Amorim Cork Flooring, com foco na sustentabilidade e com o compromisso de lançar apenas produtos com pegada de carbono negativa.

Betão branco estrutural leve com granulado de cortiça natural

O novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, um emblemático projeto da autoria do arquiteto português João Luís Carrilho da Graça, apresenta pela primeira vez uma solução revolucionária que combina a cortiça com o betão, reduzindo o peso da estrutura do edifício e criando um efeito arquitetónico de extraordinária beleza. O betão branco estrutural leve com granulado de cortiça natural, aplicado nas fachadas do edifício, é 40% mais leve que o betão tradicional. Este compósito inovador é o resultado de uma parceria entre a Amorim Cork Composites, a Secil e o ITeCons da Universidade de Coimbra. Aliando a resistência e beleza do betão arquitetónico à leveza, durabilidade e isolamento térmico da cortiça, este material é mais leve, ecológico e sustentável que as opções tradicionais.

Rolhas capsuladas 100% sustentáveis

A Top Series lança rolhas capsuladas 100% sustentáveis. Resultado de um grande esforço de I&D, estas rolhas utilizam novos polímeros de base biológica derivados exclusivamente de fontes renováveis e/ou biodegradáveis.

Cork Inside

Criação do selo Cork Inside que revela a forte aposta no desenvolvimento de novos produtos que combinam a cortiça outras matérias-primas provenientes de economia circular.

1ª. aquisição de propriedade florestal

Aquisição da Herdade da Baliza, situada na zona de Castelo Branco / Tejo internacional, com uma área total de 2866 hectares. Trata-se do primeiro investimento do grupo em propriedade florestal com o objetivo de instalar um novo povoamento de sobreiros com recurso às melhores práticas e processos de cultivo.

Inauguração da i.cork factory

A Amorim Cork Composites instala a i.cork factory, uma fábrica piloto de inovação totalmente dedicada à investigação e desenvolvimento de novos produtos que valorizam a cortiça. O objetivo é a conceção de novos materiais, bem como testar e explorar a aplicação de tecnologias ainda não industrializadas no setor.

Pegada negativa

Estudo conduzido pela PwC conclui que a rolha de cortiça Neutrocork tem pegada de carbono negativa: o sequestro de carbono pode atingir até -392 gramas de retenção de CO2 por rolha. Um novo estudo conduzido pela EY em 2019 conclui que a rolha de champanhe apresenta uma pegada de carbono negativa de - 562g CO2 por rolha, quando considerado o contributo da floresta de sobro. A rolha de cortiça natural, feita de uma só peça, regista uma pegada de carbono de -309g CO2 por rolha quando considerado também o sequestro de carbono no estágio florestal.

2017

Tate Modern

A Tate Modern, localizada em Londres, reveste-se a cortiça: cerca de 5000 m2 de um inovador compósito de cortiça aplicados no icónico Turbine Hall. É utilizado um inovador compósito de cortiça para a instalação artística One Two Three Swing! do coletivo dinamarquês SUPERFLEX. Criada originalmente para exibição na Tate Modern, a obra foi replicada noutros espaços, passando em 2018 por Bona e Copenhaga."

2016

Cortiça no Euro 2016

Alguns estádios franceses construídos para o europeu de 2016 utilizam o sistema infill com cortiça da Amorim Isolamentos para relvados naturais. No Centre National de Rugby - Domaine de Bellejame, nos arredores de Paris, onde treina diariamente a seleção portuguesa, o relvado também dispõe deste sistema.

Sugo Cork Rugs - os tapetes de cortiça

A TD Cork, startup da Amorim Ventures lança a coleção SUGO CORK RUGS®: a primeira coleção de tapetes de cortiça concebida segundo métodos tradicionais de tecelagem. Esta é a primeira vez que um tapete de cortiça é produzido de acordo com métodos tradicionais de tecelagem, facto que originou inclusive a um pedido de patente.

Cortiça em comboios de alta velocidade

O piso AluCORK®, da Amorim Cork Composites, é selecionado para a nova geração de comboios de alta velocidade da CP – Comboios de Portugal.

Lançamento da tecnologia NDTech

A Corticeira Amorim apresenta a tecnologia NDTech, introduzindo pela primeira vez uma triagem individual nas linhas de produção das rolhas de cortiça baseada em cromatografia gasosa, uma das análises químicas mais sofisticadas do mundo. Com uma precisão incrível, a tecnologia NDTech é capaz de detetar qualquer rolha de cortiça que apresente mais de 0,5 nanogramas/litro (partes por trilião) de TCA, removendo-a automaticamente da linha de produção.